Devilman de Go Nagai

"The theme of Devilman is antiwar. When humans transform into devils and demons, what they really are doing is taking up murder weapons and embarking on war. I am the author of Devilman yet throughout its creation, I felt as though I were being pushed by an invisible power. There is no justice in war, any war, nor is there any justification for human beings killing one another. Devilman carries a message of warning, as we step toward a bright future." - Go Nagai

Devilman, Go Nagai

Editora NewPOP, 2019 (originalmente publicado em 1972).
 ☆☆☆☆

 Um adolescente tímido e muito sensível descobre que criaturas assustadoras existem no nosso mundo desde o início dos tempos. Os Demons, que é como são chamadas essas criaturas, estavam congelados desde a era glacial, mas foram despertados e pretendem dominar a terra e dizimar a raça humana. Akira Fudo é convencido, pelo seu melhor amigo de infância Ryo Asuka, a absorver os poderes de um Demon e lutar contra essas criaturas, de igual para igual.
Com a força de um demônio e o coração de um humano bondoso Akira, se torna um Devilman, que quer salvar o mundo do triste fim almejado pelos Demons.

Go Nagai é um dos mangakás mais influentes do mercado japonês. Precursor de diversas obras e influência para autores dos novos clássicos (como Neon Genesis Evangelion e Madoka Mágica). Devilman é uma de suas obras mais famosas e revolucionárias (junto de Cutie Honey, o primeiro shonen com uma protagonista feminina). 

A obra é repleta de reflexões sobre a sociedade da época, a moral japonesa, a política e o futuro da humanidade. O temática principal da obra é a metáfora presente na representação dos Demons como o conceito de guerra. Ao criar armas que possibilitam guerras que tem como resultado a morte de milhares e um rastro de dor, os seres humanos se afastam cada vez mais de sua humanidade.
Em 2018 a obra foi readaptada em anime pela Netflix com o título de Devilman Crybaby, que traz uma pequena modificação nas temáticas abordadas, focando na sociedade moderna japonesa, nos efeitos de um sistema econômico injusto, refletindo os efeitos das redes sociais e as máscaras de moralidade utilizadas socialmente para disfarçar uma sociedade cada vez mais doente.

Tive o prazer de fazer a leitura desta obra clássica de Go Nagai numa edição divina feita pela NewPOP. Páginas coloridas e papel e acabamento de qualidade superior, que mostra o carinho que essa editora tem com os títulos que traz aqui pro Brasil.
🔞 A classificação desse mangá é +18, contém nudez e bastante violência. 🔞

Comentários

Postagens mais visitadas