12 Livros para 2023

 

Nos últimos dois anos eu tenho feito essa lista de 12 livros para o ano, onde eu coloco livros mais clássicos ou "alta literatura", os famosos "livros que todo mundo deveria ler". É minha forma de me incentivar a ler clássicos e diversificar os livros durante o ano. Nunca concluí os doze livros, sou muito "mood reader" e essas listas, como TBR também, nem sempre funcionam, mas eu continuo tentando.

1- Orlando - Virginia Woolf: sendo muito sincera, eu tenho medo de não gostar de Virginia. No curso de Letras - Inglês eu li alguns textos sobre ela e sobre sua importância para a literatura e seus textos feministas, sobre sua depressão. Eu conheço muito sobre a autora e pouco sobre sua obra. Eu tenho medo de, por estar muito distante da posição social de Virginia, sua escrita e seus temas me afastem de suas obras. Decidi começar por Orlando, que é basicamente uma carta de amor de Virginia para Vita Sackville-West, que muitas pessoas que estudam ela interpretam como o grande romance de sua vida, mesmo que ela fosse casada com Leonard Woolf, inclusive durante seu envolvimento com a Vita.

2- 1984 - George Orwell: Eu tenho um problema com esse livro. Eu peguei pra ler a primeira vez, e até que consegui andar um pouco com a leitura, mas o problema é: está parado há meses, e não sinto vontade de terminar. Gosto da escrita, gosto da construção do universo, gosto das críticas a propaganda, mídia e autoritarismo. Eu só não consigo sentir vontade de ler ele. Mas vou me forçar a terminar essa palhaçada esse ano.

3- Northanger Abbey - Jane Austen: eu tenho uma coleção de Jane Austen da qual não consigo ler um livro completo. Amo a personalidade Jane Austen, mas não consigo não dormir lendo seus livros.Não sei se é a tradução da Martin Claret, que contempla a maioria dos livros dela que tenho, mas o texto simplesmente não flui e eu fico entediada e com sono.

4- O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë: esse livro é sobre fantasmas e é um grande fantasma na minha vida desde o ensino médio. No curso de letras ele também me perseguia.

5- O Diário de Anne Frank: eu li fragmentos do Diário, mas eu queria ler ele completinho, de capa à capa, esse ano.

6- A Metamorfose - Franz Kafka: meu primeiro contato com Kafka não poderia ser outro.

7- é isto um homem? - Primo Levi: eu já li algumas páginas desse livro como parte da bibliografia da matéria de História Contemporânea, é um dever meu terminar esse livro. Top 1 livros que todo mundo deveria ler.

8- Uma aprendizagem ou o livros dos saberes - Clarice Lispector: meu Clarice do ano, provavelmente não o único, mas esse vai se o livro "quero ter crises lendo Clarice e me dissociar da realidade" do ano.

9- O Mistério da Estrela - Neil Gaiman: não aguento mais esse livro parado aqui, estou roubando colocando ele como clássico da fantasia (o que não deixa de ser, tudo que Gaiman escrever vai virar clássico aclamado em algum momento, mais do que já é).

10- O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams: o clássico de ficção científica do ano.

11- O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde: mais um fantasma inacabado do curso de Letras - Inglês.

12- A Sociedade do Anel: vou conseguir? Não sei. Vou morrer tentando? Talvez.


* Atualização Julho de 2023:

A Metamorfose - Franz Kafka: esse eu já li (01/2023). Abstrato, melancólico e depressivo.

Uma aprendizagem ou o livro dos saberes - Clarice Lispector: eu também já li, 05/2023, lindo, me identifiquei com a Lori mais do que deveria.

é isto um homem? - Primo Levi: Eu leio esse livro em doses homeopáticas, um pouco e cada vez para me recuperar dos socos no estômago que o livro te dá.  

Comentários

Postagens mais visitadas