Chainsaw Man (anime, primeira temporada)

 

 

Chainsaw Man, Tatsuki Fujimoto;
Animado pelo estúdio Mappa
☆☆☆

O mais esperado do ano passado pela comunidade otaku, o scan com tradução mais polêmica e um dos motivos de briguinha no fandom de anime.
 

A sinopse inicial se passa em uma realidade onde os medos humanos são materializados por demônios, que espalham dor o destruição pelo mundo. Esses medos podem tomar formas diferentes, desde objetos materiais, como armas, até conceitos, como o futuro. A trama acompanha a história do Denji, um garoto muito pobre que herdou uma dívida enorme do pai com a máfia japonesa e que é obrigado a caçar demônios para pagar essa dívida. Até que um dia ele morre e é salvo por meio de um pacto com o demônio da motosserra, que toma a forma de um cãozinho chamado Ponchita, que foi resgatado por ele e que era sua única companhia desde a adolescência. O personagem é recrutado (lê-se obrigado, já que ele seria morto caso não aceitasse o acordo) por uma divisão especial do governo que caça esses demônios e garante a segurança da humanidade.

O Denji, diferente da grande maioria dos personagens principais de animes do gênero, não tem uma grande motivação heroica. Ele não pensa em salvar o mundo, ou vingar sua família, ele só quer um lugar para morar, comida para comer todos os dias e uma namorada.

As pessoas se referiam tanto a Chainsaw Man como uma obra violenta, que eu sinceramente esperava mais nesse quesito. O anime raramente mostra as cenas de brutalidade de fato, as cenas de luta são muito interrompidas por cenas de diálogo, muitas vezes com personagens que não estão na luta. Eu vi alguns episódios com meu pai e ele comentou que "tem sangue demais pra um desenho", mas eu queria mais. Eu sei que isso cai na discussão de violence porn, mas a violência em Chainsaw Man é parte importante do roteiro. O personagem principal não sabe se expressar de muitas formas, ele não fala bem, ele não sabe ler e nem escrever, mas ele sabe lutar pra sobreviver e faz isso de forma brutal e violenta. Acho que a história deixa isso meio de lado nessas cenas de luta do começo do anime, tentando construir um apego aos personagens. Mais pro final, as cenas de luta do arco do Demônio da Katana são mais equilibradas e me agradaram mais que as do início.

No podcast do Léo Kitsune (Kitsune da Semana) ele comenta sobre como Chainsaw Man não é o tipo de obra que tenta se explicar, recebemos algumas informações sobre o universo e como ele funciona, mas só o suficiente para seguir em frente com a história. E isso é um ponto positivo pra mim. Eu amo obras que se explicam, que passam capítulos e mais capítulos desenvolvendo os arcos e compondo uma história mais complexa, mas é bom ter um anime de lutinha que não se leve tão a sério, mas que também não seja complementarmente viajado (como Jojo's, por exemplo). A história é simples, os arcos são simples, o universo é simples e isso é suficiente.

É também o Léo Kitsune que comenta sobre como o personagem principal tem uma vida miserável graças ao sistema social no qual ele está inserido, mas, para mim, isso é uma interpretação das entrelinhas. O anime nos mostra que o personagem é miserável, você sabe que é causado por um sistema econômico e social injusto, mas a obra não aprofunda nenhuma reflexão sobre isso (ao menos não até onde eu consumi).

Sobre a qualidade da animação não há o que comentar, o trabalho do Mappa Studio cada dia mais incrível. E eu amei demais como a ending muda a cada episódio para se encaixar na história do episódio. Enfim, impecável a parte de animação. 

Não consigo dizer se é o tipo de fenômeno que vai durar, se a fama e a empolgação do fandom com a obra vai fazê-la se tornar um clássico, mas com certeza abre as portas para animes de fantasia com temas sombrios e traz o gore pros animes mainstream.

Comentários

Postagens mais visitadas